Comemorações de 25 anos de elevação de Nespereira a Vila

Começo por vos cumprimentar e partilhar convosco, a emoção que sinto, neste que é a partir de hoje, o Dia de Nespereira.
Há 25 anos, éramos, eu e os meus colegas de executivo desta Junta, crianças pequenas. Seria por isso difícil evidenciar, aqui, memórias próprias ou lembranças nítidas.
Contudo, a história transmite-se por testemunhos, partilhas e por pesquisa também.
Sabemos e percebemos por isso, o orgulho sentido pelas nossas gentes, no dia 04 de junho de 1997.
Temos, como qualquer nespereirense, o dever de cidadania de ser veículo da história para as gerações futuras, mas também, ter acrescida obrigação institucional de o fazer de forma simbólica, para que perpetue no tempo e no espaço, o tal orgulho que atrás vos falei.
Assim nasce este Dia de Nespereira, o dia da nossa Vila.
Este, será porventura, no futuro, um dia para homenagearmos pessoas e instituições, do presente, do passado ou do futuro que surja, que deem, tenham dado ou venham a dar o seu contributo pessoal ou coletivo, para o desenvolvimento da nossa freguesia, para a promoção ou divulgação do bom nome de Nespereira.
E há tantas, felizmente, seja no plano social, cultural, recreativo, desportivo, no plano profissional, no empreendedorismo, no comércio, na indústria e na prestação de serviços, que dentro e fora de portas nos enchem de orgulho.
Mas hoje não!
Hoje, o dia é de assinalar o 25.º aniversário, as Bodas de Prata, da nossa elevação a Vila.
E esse momento foi o culminar de um empenho coletivo, da luta de todos os nespereirenses sem exceção e daqueles que, não sendo nespereirenses, no plano político, deram o imprescindível apoio logístico e formal, para que tal pudesse acontecer.
Seria pois injusto, no nosso entender, neste primeiro Dia de Nespereira, nestas Bodas de Prata, o recurso a qualquer critério subjetivo, que ficaria sempre à mercê de qualquer interpretação mais pessoal de quem decide.
Foi nesse contexto, que a Junta de Freguesia, entendeu, simbólica e institucionalmente, homenagear em representação de todos, os autarcas em exercício há 25 anos, homenageando ainda, o deputado da Assembleia da República, responsável pela apresentação do projeto de lei, de elevação a Vila.
Na memória do Sr. Ademar Sequeira de Carvalho, a gratidão a todos quantos na Assembleia da República votaram favoravelmente o projeto de elevação.
No Prof. Cerveira Pinto e na memória do Sr. Mário Soares de Almeida, respetivamente presidentes da Câmara e Assembleia Municipal à época, o reconhecimento aos autarcas municipais, que ao longo da caminhada sempre se mostraram ao lado da freguesia.
E finalmente, na Prof. Lucília Correia, então Presidente da Assembleia de Freguesia e na memória do Sr. Isidro Semblano, Presidente da Junta de Freguesia nesse dia histórico, o reconhecimento a todos os autarcas de freguesia desse mandato e dos que o antecederam, e ainda, como legítimos representantes, neles, a gratidão aos nespereirenses, todos, que de mãos dadas, com empenho, determinação e resiliência, mostraram o caminho, e fizeram com que a elevação a Vila, fosse um ato de justiça.
Da nossa parte, o compromisso de procurar sempre nesses valores, a motivação para o futuro!
Obrigado a todos!

André Ribeiro
[Presidente da Junta de Freguesia de Nespereira]
Nespereira, 4 de Junho de 2022