73.ª Volta a Portugal em Bicicleta passará pela freguesia de Nespereira

Em dia da tradicional Feira Franca

15 de julho, 2011
Nove etapas em linha, um contra-relógio individual e um prólogo curto, totalizando 1627 quilómetros. Em traços gerais, é este o cardápio da 73.ª Volta a Portugal em Bicicleta /Jogos Santa Casa, que estará na estrada de 4 a 15 de Agosto e que foi agora apresentada à imprensa.

A apresentação decorreu no Jardim da Quinta da Granja, que integra um troço dos cerca de 40 quilómetros de ciclovias de Lisboa, cidade que, pelo segundo ano consecutivo, vai receber a consagração dos vencedores.

O percurso de 2011 é o mais extenso desde 2003 e um dos mais duros dos últimos anos. A montanha vai ser determinante no desfecho da corrida e começa a seleccionar os valores logo ao terceiro dia, quando o pelotão enfrentar uma ligação 184,4 quilómetros, entre Oliveira de Azemeis e o Alto da Senhora da Assunção, Santo Tirso, que contempla seis subidas pontuáveis ao longo da viagem. E vai ser nesta 2ª Etapa que se vai fazer história...

Pela primeira vez, na maior prova velocipédica em Portugal, o pelotão da Volta vai passar em Nespereira, só que desta vez vai fazer a subida desde Pereira ( EN 225 ) até à vila de Cinfães, ultrapassando o percurso demasiado íngreme de Santa Marinha, Pindelo e Ervilhais...coisa de loucos já se vê... e logo no dia da Feira Franca na vila de Nespereira.

Os ciclistas, vindos de Oliveira de Azemeis, Arouca, deixam a EN 326 1 em Alvarenga e entram na EN 225 ás14h04, devendo chegar ao cruzamento de Pereira 5 minutos depois, para dar inicio à subida para Santa Marinha onde devem passar ás 14h17, enfrentando a dolorosa subida por Pindelo até Ervilhais, onde devem passar por volta das 14h24, chegando ao topo da serra, para o Prémio de Montanha de 3ª categoria, por volta das 14h28, iniciando a descida por Vilar de Peso até à vila de Cinfães.

Logo no dia seguinte, disputa-se a mítica tirada com final na Senhora da Graça. A etapa-rainha será a penúltima, com partida de Seia e um traçado de 182,8 quilómetros, que inclui a subida da Covilhã às Penhas da Saúde, a ascensão até às Penhas Douradas e a escalada final, de Seia para o alto da Torre, em plena serra da Estrela.

Uma vez que o prólogo tem apenas 2,2 quilómetros, não permitindo marcar grandes diferenças, os contra-relogistas dispõem de uma única oportunidade para contrariar a prevista hegemonia dos trepadores. Será na sétima etapa, quando correrem o longo contra-relógio de 35,3 quilómetros, entre o Sabugal e a Guarda.
" Para ganhar esta Volta é preciso ter uma capacidade física extraordinária e, sobretudo, uma grande capacidade de recuperação diária, além de uma grande equipa por trás ", resumiu o director da corrida, Joaquim Gomes, na cerimónia de apresentação da prova.
O pelotão vai ser composto por 14 equipas: Selecção Nacional/Liberty Seguros, Barbot-Efapel, LA-Antarte-Rota dos Móveis, Onda-Boavista, Tavira-Prio, Lampre-ISD, Farnese Vini-Neri, Acqua & Sapone, Caja Rural, Andalucía-CajaGranada, Katusha Continental, La Pomme de Marseille, Chipotle-Garmin Development Team e Konya Torku-Vivelo.

A camisola amarela deste ano é patrocinada pelos Jogos Santa Casa, que incrementa o investimento na prova-rainha do ciclismo nacional, depois de ter patrocinado um prémio particular e a classificação da montanha.

Entre os oradores da cerimónia de apresentação da 73.ª Volta a Portugal esteve o responsável pelo departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pires Antunes, o presidente da Cãmara Municipal de Fafe, José Manuel Ribeiro, o edil de Lisboa, António Costa, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes. Todos eles destacaram o enorme impacto social e mediático da Volta a Portugal.

O autarca fafense, que vai acolher a caravana no arranque da corrida, referiu que "a Volta é o cartaz que mais promove o município". Já António Costa, por sua vez, confidenciou que alterou a data de férias para poder assistir ao desfecho da competição, em Lisboa, e confessou "que nenhuma das outras colaborações entre a Câmara e a João Lagos Sports vale tanto como a Volta a Portugal ".

Para já fica a certeza de que, em tempo de Feira Franca, a freguesia de Nespereira, em Cinfães, vai ter um argumento de peso para potenciar e promover o turismo local, ao mesmo tempo que vai acolher milhares de adeptos da popular modalidade, numa jornada desportiva que, por certo, será memorável e ficará para a história da localidade.


Etapas da Volta a Portugal 2011

4 Agosto Prólogo: Fafe - Fafe, 2,2 km (C/R I)
5 Agosto 1.ª Etapa: Trofa - Oliveira do Bairro, 187,7 km
6 Agosto 2.ª Etapa: Oliveira de Azeméis - N.ª Sr.ª da Assunção, 184,4 km
7 Agosto 3.ª Etapa: Viana do Castelo - Senhora da Graça, 151 km
8 Agosto 4.ª Etapa: Lamego - Gouveia, 182,3 km
9 Agosto 5.ª Etapa: Oliveira do Hospital - Viseu, 150,3 km
10 Agosto Dia de descanso
11 Agosto 6.ª Etapa: Aveiro - Castelo Branco, 215,9 km
12 Agosto 7.ª Etapa: Sabugal - Guarda, 35,3 km (C/R I)
13 Agosto 8.ª Etapa: Seia - Torre, 182,8 km
14 Agosto 9.ª Etapa: Covilhã - Sertã, 182,3 km
15 Agosto 10.ª Etapa: Sintra - Lisboa, 152,6 km

Últimas Notícias

Leia mais sobre Vila de Nespereira parabeniza nespereirenses na Seleção Nacional

Vila de Nespereira parabeniza nespereirenses na Seleção Nacional

Saiba mais
Leia mais sobre Coreto de Natal anima quadra natalícia

Coreto de Natal anima quadra natalícia

Saiba mais
Leia mais sobre Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Saiba mais
Leia mais sobre Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Saiba mais