Temporal abateu-se sobre Nespereira

1 de junho, 2011
Temporal 29 de Maio 2011
Caindo o pano sobre o "Maio Cultural", bem bastaria agora contabilizar os positivos resultados obtidos com a realização de eventos variados. Lamentavelmente, temos de dar conta do que no último dia aconteceu, logo do temporal que se abateu sobre a nossa freguesia.

Foi durante o fim-de-semana, mas principalmente no início da tarde de domingo, dia 29 de Maiio, que chuva intensa, trovoada, ventos fortes e enormes "pedras" de granizo invadiram o céu de Nespereira, causando alguns estragos e chegando a assustar as pessoas, colocando a hipotese de cancelar as iniciativas previstas para a tarde de domingo, desgnadamento o concerto da Banda agendado para a Gruta.
Os Bombeiros, não tiveram mãos a medir, acudindo em Pereira, no entroncamento junto ao cemitério, nos acessos à parte cimeira daquelas imediações. O pânico chegou a pairar. No início da estrada que dá para Lourosa e Paradela, o próprio presidente da Junta, acompanhado por um residente na zona dos Sobrais, ajudaram como puderam no arrumar de muitos paralelos que se foram amontoando, com o propósito de possibilitar a passagem de veículos, interrompida durante algum tempo.

Na variante da Lavra, a estrada mais parecia um curso de água a trasbordar, mas o mesmo aconteceu na Pertença, nos Sobrais e no Outeiro.

Em Pindelo, por exemplo, a chuva foi tanta que a estrada que vem do Vale do Cão e termina na ligação principal, na Compra, deixou aqui pedras já de tamanho razoável e terra até se dizer chega. Mesmo ao lado, os muros e sucalcos dos campos mais pareciam autênticas açudes e a rua que tem início junto ao talho apresentava um cenário pouco usual. Mesmo de galochas - foi assim que o presidente Leitão se afoitou a desobstruir a passagem por onde por norma correm as àguas vindas daquela zona acidentada - todos ficaram "como pintinhos" da cabeça aos pés.

Mesmo assim, porque entretanto também S. Pedro se quis associar à festa de todos nós, o concerto teve lugar pois o temporal foi embora e chegou ainda a brilhar o sol. Na ocasião, o presidente Mário Leitão pôde não só agradecer a dádiva recebida, como sossegar os presentes de que tudo entrara na desejada normalidade. O curioso é que para os céus da Gruta foi "atirada" uma obra executada pela Banda que, nem de propósito, foi idealizada e escrita a pensar...numa grande tempestade! Teve a sua oportunidade!

Tem agora a Junta entre mãos a missão de repor a desejada normalidade. Será de esperar, assim, que a população possa e queira dar tempo ao tempo. Será feito - já solicitamos a indispensável ajuda ao nosso Município - tudo o que estiver ao alcance da Junta, para que, pelo menos, se reponha as coisas como estavam. É nessa prespectiva que o pessoal ao serviço da Junta, está agora empenhado.

Últimas Notícias

Leia mais sobre Vila de Nespereira parabeniza nespereirenses na Seleção Nacional

Vila de Nespereira parabeniza nespereirenses na Seleção Nacional

Saiba mais
Leia mais sobre Coreto de Natal anima quadra natalícia

Coreto de Natal anima quadra natalícia

Saiba mais
Leia mais sobre Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Saiba mais
Leia mais sobre Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Saiba mais