Centenário de Armando Sousa Soares assinalado em comunidade

Emoção, Gratidão, Recordação

31 de janeiro, 2023
Armando Sousa Soares, Nespereirense de reconhecidos méritos, pessoais mas sobretudo coletivos, teria completado neste domingo, 29 de janeiro, 100 anos.

A Junta de Freguesia, entendeu desde a primeira hora, que não poderia deixar de assinalar a efeméride do centenário do nascimento, deste benemérito da nossa Vila.

Foi precisamente isso que aconteceu no passado fim de semana.
No sábado 28, na Quinta da Granja, o Grupo Folclórico de Nespereira, foi o anfitrião da recriação dos aniversários de Francelos, que o homenageado gostava de organizar.

Presentes, como acontecia então, para além do Grupo Folclórico, com o seu cantar das janeiras, o Grupo Coral de Cinfães e o Concerto da Banda Marcial de Nespereira, que proporcionou aos presentes, o bailarico que sempre tinha lugar e que se estendeu até à meia noite, hora de cantar os parabéns e partilhar o bolo de aniversário.

No domingo, o dia do Centenário, tiveram lugar as comemorações oficiais, que se iniciaram com uma Missa, realizada no exterior do Complexo Social Armando Soares.

Após a celebração e antes ainda das intervenções das entidades presentes, teve lugar o descerramento de um painel de azulejos, alusivo ao homenageado, num dos jardins do complexo e também a atribuição do Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, o seu mais alto galardão a título póstumo.

Seguiram-se as intervenções do Presidente da Junta, Presidente do Conselho Fiscal da Liga dos Bombeiros, Presidente da Câmara e no final, do Embaixador Tadeu Soares, filho do homenageado, presente nos dois dias do evento.

A sessão foi pontuada pela atuação da Banda Marcial de Nespereira, que terminou com a marcha "Armando Soares" da autoria do Major Alexandre Coelho, maestro e compositor Nespereirense.
Momento também para uma largada de 100 balões brancos, distribuídos pelas colaboradoras da ASSRN.

Seguiu-se a romagem até ao cemitério, para depósito de uma coroa de flores, com duas paragens, a primeira no quartel dos bombeiros, para aposição do estandarte e a segunda, junto ao coreto Armando Soares, para descerramento da placa da Junta de Freguesia, alusiva ao centenário.

A vida e a obra deste nosso conterrâneo, falam por si.
Compete-nos a todos nós e às gerações vindouras, honrar o seu legado, a sua história, perpetuar a sua memória.

Últimas Notícias

Leia mais sobre Coreto de Natal anima quadra natalícia

Coreto de Natal anima quadra natalícia

Saiba mais
Leia mais sobre Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Saiba mais
Leia mais sobre Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Saiba mais
Leia mais sobre Inauguração do Observatório da Natureza da Senhora do Castelo

Inauguração do Observatório da Natureza da Senhora do Castelo

Saiba mais