Beneficiação de Ruas e Caminhos

24 de abril, 2012
Rua de Rio de Moinhos - Actualmente
Na continuição da linha que tem sido sua orientação, esta Autarquia prossegue com as beneficiações necessárias em algumas das artérias da freguesia. Assim, procedemos ao alargamento de um arruamento que na recta que antecede a ponte, faz ligação à Rua de Lourosa. Também aqui, os ali residentes colaboraram na medida das suas possibilidades.

Outra beneficiação a registar teve lugar na Rua de Rio de Moinhos, que como as imagens comprovam, teve uma melhoria considerável e importante para a freguesia.

Nessa linha, também o Caminho da Prezalonga está a passar por obras de beneficiação e o mesmo se passa relativamente à Rua do Alto da Bela Vista. A seu tempo de tais obras daremos conta mais detalhadamente, incluindo na oportunidade fotografias que por certo "falarão" bem melhor, de modo a dar conta do antes e depois.

Relativamente à Rua de Rio de Moínhos, temos o gosto de poder dizer que estão praticamente ultimados os trabalhos, sendo certo que a partir de agora aquela zona de Nespereira, passa a dispor de uma ligação condizente com a imagem que pretendemos transmitir, para satisfação de quem ali tem as suas habitações, até agora inacessíveis para as viaturas automóveis.

Fica aqui uma palavra de apreço para quantos foram colaborantes, por exemplo na cedência de terreno de modo a poder ser alargada tal ligação.

Ainda a propósito da Rua de Rio de Moinhos, importa referir o seguinte: com esta beneficiação, esta via de acesso ao centro da freguesia e além, só não volta ater a importância que teve em tempos passados, devido ao rasgar da estrada que hoje liga C.Paiva e Castro Daire. Mesmo asiim - lagarto, lagarto!... - pode servir de alternativa acaso aconteça algum acidente que impeça a circulação automóvel, lá por volta da ponte Nova.

Em jeito de mera informação, fica aqui o resultado do rebuscar duns velhos canhenhos: o caminho que ali passa, hoje designado por Rua de Rio de Moinhos, tinha o seu início numa das curvas à saída de Carvalhais, passava a meio do lugar de Vila Chã, Cruz abaixo, Feira Franca (largo antigo), Rêgo, Barroca, fundo da Feira, Fontela, Fundo da Barroca, Pereira, Banco, Lourosa e Paradela. Ao tempo, fervilhavam os almocreves a caminho de Noninha, Aveloso e outros pontos da serra, bem assim os carreteiros que demandavam o cais do Castelo, com os carros carregados de milho e vinho, na ida, e de arroz, massa, petróleo e carboneto, por exemplo, aquando do regresso.

Entre a Cruz e a Feira Franca, existia uma casa de traça antiga, onde "tudo se fazia", bem como uma azenha, à porta da qual muitos se acotovelavam para assegurar a sua vez.

Passe por lá!

Rua de Rio de Moinhos - ActualmenteRua de Rio de Moinhos - ActualmenteRua de Rio de Moinhos - Antes das ObrasRua de Rio de Moinhos - Antes das ObrasRua de Rio de Moinhos - Antes das ObrasRua de Rio de Moinhos - Antes das Obras

Últimas Notícias

Leia mais sobre Coreto de Natal anima quadra natalícia

Coreto de Natal anima quadra natalícia

Saiba mais
Leia mais sobre Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Saiba mais
Leia mais sobre Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Saiba mais
Leia mais sobre Inauguração do Observatório da Natureza da Senhora do Castelo

Inauguração do Observatório da Natureza da Senhora do Castelo

Saiba mais