Inauguração do Observatório da Natureza da Senhora do Castelo

Discurso do Presidente da Junta de Freguesia André Ribeiro

19 de setembro, 2023
Foi inaugurado, no dia 16 de setembro, o Observatório da Natureza da Senhora do Castelo, na freguesia de Nespereira.
Aqui fica o discurso do Presidente da Junta da Freguesia de Nespereira.
"Deixem me começar pelo mais simples neste dia, enaltecer esta obra feita na freguesia de Nespereira, agradecendo ao Município a sua concretização.

Mais que uma visão do paraiso, esta é também uma visão partindo do paraíso, o paraíso que é todo o território Nespereirense.

Independentemente dos pontos de vista individuais de cada um, cada obra realizada na nossa freguesia, merecerá sempre da minha parte e da parte da de Freguesia, o agradecimento e o reconhecimento, em nome de todos os Nespereirenses, enquanto seu representante.

Foi por essa satisfação de ver obra na nossa Freguesia, que, quando percebi que seria neste dia a inauguração, adiei de imediato o início das minhas férias, marcadas há longos meses e onde supostamente estaria hoje.

Este lugar, que a natureza privilegiou e que apresentou desde sempre uma fantástica visão de 360 graus sobre vários concelhos e distritos, que é desde há longos anos, um dos pontos de referência dos amantes do geocaching, por exemplo, nem sempre esteve acessível ao comum dos visitantes, mas, graças ao empenho e à Fé da população local, começou a ser arranjado em torno da imagem de Nª Sra, mais tarde também com a construção da Capela.

Foi, no entanto, a sempre discutível instalação de torres eólicas, que acabou por permitir a criação de mais acessibilidade, com a aplicação de verbas compensatórias que daí resultaram.

Ao longo dos anos, os diferentes executivos da Junta de Freguesia, com o apoio do Municipio e da população, foram melhorando o acesso, dentro do possível.

Hoje, esta infraestrutura, nomeadamente no que diz respeito aos arranjos e equipamentos de apoio aos visitantes, mas também com novo melhoramento da acessibilidade, é mais um passo, para que mais turistas possam usufruir do privilégio que é este ponto, no alto da Freguesia de Nespereira, com vista desimpedida, como bem assinala o marco geodésico, junto da nova torre.

E antes de terminar, Sr. Presidente da Câmara, por falar em turismo, não posso deixar de relembrar aqui três pontos, para nós Nespereirenses, muito importantes nesta materia, no que ao turismo diz respeito:

O primeiro, para lhe relembrar e pedir que tenha em boa conta a promessa feita numa reunião de trabalhos, de estabelecer com a Junta de Freguesia, o protocolo para a limpeza e manutenção do Parque Nossa Senhora de Lurdes, uma vez que entendeu retirá-lo do protocolo de Delegação de Competências com a nossa Freguesia.
Como sabe, esta obra de que todos nos orgulhamos, não teria sido feita sem o apoio do Município, mas sabe também, que não basta fazer, é preciso manter e sabe por isso que a Junta, como qualquer outra Junta e o senhor já foi Presidente de Junta, não tem por si só, a capacidade financeira de assegurar a limpeza e manutenção de um espaço desta natureza.

O segundo, para relembrar e pedir que não deixe cair a intenção que manifestou há pouco mais de um ano, na Quinta da Granja, de desbloquear e dar passos para a tão necessária ligação da EN 225 àquele lugar, potenciando entre outras coisas, uma ligação ao magnífico Museu Etnográfico, do nosso fantástico Grupo Folclórico de
Nespereira.

O terceiro, para lhe pedir que não se esqueça também, que temos de encontrar uma solução alternativa para ligar a nossa freguesia à Espiunca, aos Passadiços do Paiva, relembrando que uma ligação pelas margens do Rio Ardena, coloca o centro da nossa freguesia a cerca de 4 km desse ponto turístico de dimensão mundial, tornando-nos, Nespereira e o concelho de Cinfães, a zona de comércio, restauração, farmácia, banco, posto de combustível, entre outros, os mais próximos.

Sobre estes e outros assuntos de interesse para a nossa freguesia e para os Nespereirenses, manifesto uma vez mais, minha total disponibilidade, para trabalharmos juntos, em nome dos interesses, de quem nos elegeu.

Boa tarde a todos e viva o Castelo, as suas pessoas e quem nos visita, viva Nespereira!"

Últimas Notícias

Leia mais sobre Coreto de Natal anima quadra natalícia

Coreto de Natal anima quadra natalícia

Saiba mais
Leia mais sobre Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Saiba mais
Leia mais sobre Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Saiba mais
Leia mais sobre Inauguração do Observatório da Natureza da Senhora do Castelo

Inauguração do Observatório da Natureza da Senhora do Castelo

Saiba mais