Feiras de Outubro

2011-10-04
Feira de Nespereira
Passada que está a safra das vindimas, se calhar com muita boa gente a contas com a apanha da "frança" a fim de libertarem o espaço destinado às sementeiras dos produtos de inverno, a feira do dia 4 nem por isso estava a condizer com o que pretendemos e os feirantes desejam.

Mesmo assim - e este o motivo porque referimos tais andanças - a feira de 4 de Setembro valeu pela presença de algum gado, nomeadamente o cavalar.
Foi deveras bonito ver como na nova "avenida" desfilavam potros e cavalos, deixando entusiasmados muitos que gostam das feiras de gado.

A Junta de Freguesia não tem poupado os esforços na procura da desejada participação, quer dos conterrâneos, quer de quantos, se souberem, fazem quilómetros e mais quilómetros para o gozo do seu espectáculo preferido.

No fundo, veio ao de cima a imagem -. ainda que fictícia - dos antigos intermediários que por "dez reis de mel cuado" procuravam garantir, quer os améns do patrão que lhes pagava, quer a anuência de um ou outro negociante dos mais endinheirados.

Em prol da tradição, tragam o gado, logo a feira melhora a olhos vistos!

Adicionar comentário

Maio Cultural