Banda de Nespereira apresentou CD «Memórias Povo»

2015-07-16
Banda de Nespereira apresentou CD «Memórias Povo»
No sábado dia 4 de Julho escreveu-se mais uma página dourada na História da Banda Marcial de Nespereira com a apresentação do novo CD "Memórias do Povo", que decorreu no Salão Paroquial de Nespereira, em Santa Marinha. A cerimónia foi enriquecida com as actuações dos alunos da Escola de Música da Banda, que tiveram aqui a oportunidade de demonstrar o trabalho que vêm desenvolvendo ao longo do ano, naquela que foi também a Festa de Encerramento do ano lectivo.
Esta cerimónia contou com a presença de diversas entidades, nomeadamente, Dr. Serafim Rodrigues, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Cinfães, Dr. Pedro Semblano, Vereador da Câmara, Mário Durval Pinto Leitão, presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, Pe. José Augusto Cardoso, Pároco de Nespereira, Prof. Manuel Pereira, Director do Agrupamento de Escolas de Cinfães, Alexandre Coelho, maestro e director artístico da Banda de Nespereira na altura da gravação do CD, Alberto Leitão, Presidente da Direcção e todos os elementos dos órgãos directivos da Banda de Nespereira, Henrique Leitão, Director Pedagógico da Escola de Música da Banda, professores da Escola, representantes de outras associações nespereirenses e da região, Músicos da Banda do quadro actual e de épocas anteriores, alunos e seus familiares, sócios e simpatizantes da Banda, assim como dezenas de pessoas que quiseram associar-se a este evento.

A ausência do actual Maestro e Director Artístico da Banda de Nespereira, Francisco Sequeira, foi devidamente justificada por razões pessoais, motivadas por doença de familiar, sendo que coube ao Presidente da Direção transmitir algumas palavras em nome do maestro, em especial dirigidas ao público e sócios da Banda, aos músicos e ao maestro Alexandre Coelho, afirmando também o seu orgulho em continuar o trabalho em prol do desenvolvimento e qualidade artística da Banda de Nespereira.

O Presidente Alberto Leitão referiu a necessidade da Banda de Nespereira registar em CD o momento actual, com os músicos e repertório actuais, contrapondo à ultima gravação da Banda que datava de há 15 anos atrás. Agradeceu a todos os que colaboraram e permitiram que o CD fosse possível, em especial aos músicos da Banda, ao maestro, aos colegas da Direcção, às entidades que apoiaram, Câmara Municipal de Cinfães, Junta de Freguesia de Nespereira e empresário Adriano Cardoso, aos responsáveis do design e capa. Terminou reafirmando o orgulho na edição do CD e em pertencer à grande família que é a Banda Marcial de Nespereira.

Em seguida, o maestro Alexandre Coelho realçou o trabalho efectuado e as dificuldades que sempre existiram, sendo que o CD já era um projecto antigo, mas que só no seu último ano como maestro da Banda foi possível levar a efeito. Desta forma sente-se orgulhoso, pois o CD "Memórias do Povo" é uma marca para a posteridade dos seus 11 anos como maestro da Banda de Nespereira.

O presidente da Junta de Freguesia, Mário Leitão, afirmou que é uma honra para Nespereira este trabalho da Banda, levando o nome de Nespereira a todo o mundo. Referindo-se às atuações dos alunos que alternavam com as intervenções das diversas entidades, realçou o trabalho da Escola e a qualidade dos pequenos músicos, que desta forma garantem o futuro da Banda de Nespereira.

A finalizar as intervenções, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, começou por justificar a ausência do Presidente da Câmara. Em seguida salientou o título do CD "Memórias do Povo", uma expressão feliz que remete para a política da Câmara em destacar a música e as tradições do concelho e das nossas gentes. Referiu que já esteve presente por diversas vezes nas audições da Escola de Música, parabenizando os alunos e os professores, pois considera um trabalho assinalável, uma aposta na educação das crianças e jovens que dá frutos, quer na continuidade da Banda, quer na formação de adultos responsáveis e interessados. Lembrou que a Banda de Nespereira pode contar com a Câmara para apoiar o trabalho desta associação fundada em 1853, terminando a intervenção referindo a curiosidade em ouvir todo o trabalho do CD e formulando votos que as vendas sejam um êxito, para que a Banda de Nespereira comece a pensar numa nova gravação.

Tal como foi referido, estas intervenções foram alternadas com as actuações dos alunos da Escola de Música, enriquecendo a cerimónia e mostrando de facto, o trabalho das várias classes: flautas (orientadas por Andreia Gonçalves) clarinetes (orientados por André Matinhas) saxofones (orientados por Alberto Leitão), trompetes, bombardinos e tubas (orientados por Fernando Santos), trombones (orientados por Henrique Leitão) e percussão (orientados por Joaquim Rodrigues).

A finalizar a cerimónia mais duas actuações da Escola, desta vez as classes de Orquestra de Sopros, que interpretou "Jesus Christ Superstar" e a Classe de Conjunto, orientada pela Prof. Cátia Pereira, que se tornou num dos momento da noite, com a plateia divertida e ao mesmo tempo impressionada com as qualidades artísticas dos mais pequeninos da Escola de Música.

A noite terminou com um pequeno lanche, já nas instalações da sede da Banda de Nespereira, oferecido por pais e familiares dos alunos, com direito a corte de bolo e champanhe. Todo este convívio e confraternização entre todos foi o reflexo da alegria e satisfação de uma noite memorável, que certamente ficará na memória de todos... na Memória do Povo...

Adicionar comentário