Geminação entre a nossa freguesia e a localidade francesa de Royère de Vassivière

2014-07-17
Geminação entre a nossa freguesia e a localidade francesa de Royère de Vassivière
Agendada com a devida antecedência, teve lugar a visita a Royère de Vassivière, que há muito a Junta de Freguesia de Nespereira tinha prevista, tendo por objectivo a conclusão do processo de geminação entre as duas localidades.

A visita teve lugar entre os dias 11 e 14 de Julho e teve o seu ponto alto na assinatura do protocolo de geminação que agora liga Nespereira e Royère de Vassivière.
Desta feita, para além de podermos contar com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, que desde logo terá entendido que tal redundaria, inquestionavelmente, numa mais-valia para os muitos dos nossos conterrâneos que labutam naquelas imediações, também o nosso Rancho Folclórico anuiu de bom grado, fazendo questão de reeditar anteriores deslocações a tão paradisíacas paragens.

Depois da recepção oficial, foi deveras bonito verificar que todas as artérias que convergiam para a praça principal da localidade, estavam providas de música tradicional portuguesa e engalanadas com centenas de estandartes, portugueses e franceses. Até a estátua que lá se vislumbra ao longe, tinha envolta a bandeira portuguesa.

No segundo dia, teve lugar a mostra/venda de produtos regionais, tendo o Rancho de Nespereira participado, divulgando o que de melhor temos na nossa região: doces regionais, vinho, fumeiro variado, toalhas e bordados. Tudo desapareceu "num erguer do vento", tal foi a aceitação.

Num dos dias, teve lugar a apresentação pública dos dois grupos folclóricos - o local e o nosso - e nem a diferença que era deveras evidente, impediu que ambos proporcionassem um espetáculo bonito a valer. Tanto mais que, a partir de certa altura, já dançavam conjuntamente, quer o nosso bem conhecido "Malhão", quer as frenéticas danças que são bem características daquela bonita região de França.

Num gesto simbólico, mas que deixou entusiasmados os muitos que poderam assistir, teve lugar a plantação de um exemplar de árvore que em certas zonas nos identifica - nêspera ou nespereira, pois então!... - a qual, assim é de esperar, há-de perpetuar no tempo a presença de nespereirenses na bonita zona de Vassivière, com o propósito de estreitar os laços que agora unem Royère e a nossa freguesia.

Adicionar comentário