Arranjo nos lavadouros públicos de Paradela e Talhadouro (Vista Alegre)

2011-07-28
Lavadouro de Paradela
A Junta de Freguesia realizou obras de reparação no lavadouro público do lugar de Paradela, a poucos metros da capela local, que está agora em condições de ser utilizado. Por diversas vezes, moradores desse lugar cimeiro, fizeram chegar à Junta algumas reivindicações, sendo certo que o tanque não reunia as necessárias condições.

Também no lugar da Vista Alegre, foi reparado o lavadouro do Talhadouro e construída a respectiva cobertura, respondendo positivamente aos anseios dos habitantes desse populoso lugar.

Lavadouro do Talhadouro (Vista Alegre)Lavadouro do Talhadouro (Vista Alegre)Lavadouro de Paradela
Em Paradela, com o decorrer dos anos, o entulho foi-se acumulando e das muitas rachadelas resultava que a água que lá entrasse saía de imediato. Foi agora limpo e necessariamente reparado, pronto para ser utilizado. Como vem aí a festa do lugar - S. Joaquim e Sant’Ana - logo fica preservada a imagem pretendida.

Contudo, para além de tal realidade, sobra por certo a satisfação de quem utiliza habitualmente o referido bem comum, ficando para a Junta a satisfação de ter recuperado tal mais-valia.

Já no lugar da Vista Alegre, outrora, os residentes naquela zona do populoso lugar, tinham de escolhar entre duas opções, sempre que o tanque do cimo do lugar estivesse ocupado: vir à pôça...nas Poças ou ir a Fervenças, onde passa o curso da àgua que alinda as quedas da Falfa.

Tapadas as friestas de modo a poder ser mantida a água e provido duma cobertura que, simultâneamente, dá abrigo às utentes e embeleza o local, é ali unânime a opinião de que valeu a pena ter reivindicado tal melhoramento.

Estes dois melhoramentos surgem em sequência do olhar atento da Junta de Freguesia, respondendo, na medida do possível, às reivindicações dos nespereirenses, ao mesmo tempo que contribuiu para a recuperação de algum património mais utilizado num passado não muito distante, que hoje em dia continua a ser útil à população.

Adicionar comentário