Marcha de Nespereira no S. João de Cinfães

2011-06-28
Marcha de Nespereira no S. João de Cinfães
A exemplo do que tem acontecido nos últimos anos, teve lugar no passado dia 23 de Junho o desfile das marchas populares. Com a presença de muito público, levando a que o recinto estivesse a rebentar pelas costuras, desfilaram as marchas das freguesias de Nespereira, Cinfães, Souselo e Tendais e da Escola Secundária de CInfães.

Ao de cima veio o bairrismo e o gosto de cada um defender o que tem de seu.

A marcha na qual participavam os jovens estudantes esteve muito bem, ao jeito de quem joga em casa e a marcha de Cinfães mostrou empenho e a tradição que sempre impera por tais bandas. Mas foram as marchas de Souselo, Tendais e principalmente a da freguesia de Nespereira as que terão merecido os maiores aplausos.

Do rescaldo que cada um possa fazer, independentemente de se situar na qualidade de conterrâneo ou residente, saltou à vista desarmada que a coreografia das gentes de Nespereira, que em nada desmerecia da assinatura dum Lá Féria qualquer, para mais sem as ajudas que este costuma ter dos dinheiros de todos nós, correu de molde a merecer o destaque da maioria dos presentes.

Falamos no recinto, logo nas qualidades que todos tiveram ao dispor, deixamos também esta opinião: em termos auditivos, foi pena que a letra das marchas de Nespereira, de Souselo, Cinfães e Pias - e em nossa opinião as duas primeiras eram bem mais ricas do que outras que por lá passaram - deixassem de ter as condições que, por exemplo a marcha de Tendais, soube contornar.

Outro reparo, ainda que, sabemos bem fora de tempo, incide no tempo que a uma das marchas foi dado actuar, em desfavor das gentes de Pias e de Nespereira.

Mesmo assim, foi praticamente unânime a opinião de que Nespereira honrou como já vai sendo hábito, o nome da terra e do grupo que lhe dá suporte: Rancho Folclórico de Nespereira!
Anónimo
2012-06-25 | 19:03
Falta mencionar uma marcha...
Oliveira do Douro
Tambem entrou nas marchas que ate foi a segunda a atuar, que tambem nao se saiu muito bem segundo a opiniao de todas as pessoas,,,
obrigado

Adicionar comentário