Miguel Poiares Maduro inaugura Parque de Nossa Senhora de Lurdes

2 de junho, 2014
Miguel Poiares Maduro inaugura Parque de Nossa Senhora de Lurdes
Na continuação do relato a respeito do "MAIO CULTURAL" que temos vindo a fazer, importa desde já realçar o que em Nespereira se passou no passado dia 31 de Maio.

De facto, terá sido, sem sombras de quaisquer dúvidas, uma jornada que ficará a marcar quantos tiveram o privilégio de assistir à inauguração do bonito Parque de Nossa Senhora de Lurdes.
A moldura humana que a todos foi dada a presenciar, desde a zona desportiva, onde o decantado Germinade contorna pontos lindíssimos e que até há bem pouco estavam cobertos, devido ao desenfreado crescimento de reles vegetação, até aos limites cimeiros, onde o bonito curso de água aparece por entre negrilhos e salgueiros, dava conta de que toda a nossa gente se quis associar à Junta de Freguesia, de modo a que todos pudéssemos recepcionar condignamente o representante do Governo actual, Ministro Dr. Poiares Maduro, que a seu cargo tem a tutela do Desenvolvimento Regional.

Também o assessor do Primeiro Ministro , Dr. João Montenegro se quis associar à Câmara e à Junta, bem ao jeito de poder confraternizar com conterrâneos seus. Outras figuras de relevo, cujos nomes não referimos de modo a evitar eventuais esquecimentos, deram força e importância a este dia, a este marco que fica a constituir um dos mais importantes na velhinha, diria multicentenária história da nossa Nespereira.

Também a Câmara Municipal de Cinfães, que desde a primeira hora entendeu que seria de viabilizar o sonho do presidente, Mário Leitão e seus pares, esteve aqui representada ao mais alto nível, quer na pessoa do seu presidente, Enfº Armando Mourisco, quer na de todos os seus vereadores, emprestando assim outra valia à festa que chamou até ao Parque e à Gruta gentes de perto e bem longe. (De realçar, o desempenho do Vereador, Pedro Semblano. Num vai-vem constante, quis prolongar a ajuda que desde o início deu, rumo à concretização desta bonito e importante realidade).

Sem a possibilidade de aqui descrevermos tudo o que entretanto se passou, referir-nos-emos à recepção feita pela nossa centenária Banda Musical, à Guarda de Honra que foi prestada pelos Bombeiros Voluntários locais. Em seguida teve lugar a cerimónia do descerramento e a bênção da placa que vai perpetuar no tempo este grande acontecimento e depois, por entre a multidão e dezenas e dezenas de componentes das nossas Associações, todos rumaram ao Parque das Merendas, onde à sua espera estava um conjunto, cuja actuação permitiu que o Dr. Poiares Maduro, os presidentes Armando Mourisco e Mário Leitão e outros, se afoitassem na dança duma valsa, que a eles e aos muitos presentes deliciou.

O percurso pedonal que leva à Gruta e que a dado passo pode parecer um pouco íngreme para alguns, foi feito em ambiente de festa, desfrutando uns e outros das belezas naturais que alindam deveras as margens do rio.

Em chegados lá, foi constituída a Mesa de Honra, ficando a presidir o senhor ministro, Poiares Maduro, ladeado pelos presidentes, Armando Mourisco e Mário Leitão. E foi este último que em primeiro usou da palavra. No jeito e tom que o caraterizam, agradeceu a presença de tão ilustres visitantes, sem deixar de fazer a seguir, reparos e reivindicações, no sentido de ver beneficiada a nossa terra. As palmas que de quando em vez o interrompiam, davam bem conta de quanto importante seria para Nespereira, acaso fossem satisfeitas tão prementes desejos. Tão bem esteve, na amabilidade, contundência também das suas palavras, viria a ser convidado para assumir outros cargos mais altos, acaso pensasse deixar o cargo que ocupa. Logo ali, terá sido por demais significativo o seu abanar de cabeça, como qua a dizer que é aqui, em Nespereira, que quer estar e fazer quanto lhe for possível para a colocar na rota das terras a visitar, porque provida duma ligação capaz.

Em seguida, usou da palavra o Sr. Presidente da Câmara, enfermeiro Mourisco, também ele senhor duma fluidez nas palavras que o Povo designa “sem papas na língua”, focando desde logo o isolamento a que está votada a nossa linda região. No dizer dele, bastariam – se comparados com outros investimentos!... - uns míseros cinco milhões de euros e logo Cinfães ficaria ligado às modernas vias rodoviárias que levam aos grandes centros. Seria assim possível a vinda de quantos gostam de fugir ao frenesim vivido nas grandes cidades e, simultaneamente, o expandir das riquezas patrimoniais que Cinfães no seu todo tem mostrar.

A encerrar, falou o Sr. Ministro, Poiares Maduro. Dando conta de quanto estava agradado pelo acolhimento que teve por parte dos cinfanenses e em particular dos nespereirenses, cunho que muito nos engrandece.
Sem prometer o que quer que fosse, foi tirando notas, sendo de esperar – a ajuizar pela sorridente postura, sentia-se como se estivesse em casa – que resultados palpáveis irão aparecer dentro em breve. Para bem de todos que de há muito idealizam, não “mundos e fundos”, mas a concretização de justos e legítimos anseios. E como o Povo cita a cada passo o velhinho “Quem espera sempre alcança”, a Junta perfila a seu lado, subscrevendo em letras garrafais tal desejo.

A seguir, a “nossa Banda” executou uma peça do seu rico reportório; foi lido um poema alusivo a tão maravilhosas paragens e o Rancho – representado ali pelos consagrados e pelos infantis que tanto prometem, arrancaram da assistência que se estendia por toda a bancada natural, fortes e prolongadas salvas de palmas. A fechar, actuaram os pequenos tocadores de bombos e a seguir, toda a comitiva rumos à Estalagem-Hotel de Porto Antigo, onde ao crepúsculo fluíram as conversas que antecederam o desfrute da boa gastronomia, qual postal convidativo das Terras de Serpa Pinto.

Últimas Notícias

Leia mais sobre Vila de Nespereira parabeniza nespereirenses na Seleção Nacional

Vila de Nespereira parabeniza nespereirenses na Seleção Nacional

Saiba mais
Leia mais sobre Coreto de Natal anima quadra natalícia

Coreto de Natal anima quadra natalícia

Saiba mais
Leia mais sobre Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Confraria dos Doces de Manteiga de Nespereira na «Praça da Alegria»

Saiba mais
Leia mais sobre Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Bombeiros Voluntários de Nespereira comemoram o seu 50° aniversário

Saiba mais