Melhoramentos no Lugar do Crasto em Pindelo

2014-01-23
Melhoramentos no Lugar do Crasto em Pindelo
Situado numa das encostas de Pindelo, o lugar do Crasto foi importante para as gerações que nos antecederam. Passou mais tarde por uma certa apatia, a ponto de (quase) ficar despovoado, para mais recentemente - vinte, trinta anos a esta parte - voltar a ter vida.

Graças a várias famílias, cujos elementos depois de se terem fixado lá pelo Porto, Lisboa e outras terras distantes, quiseram regressar ao local que os viu nascer e ali (re)construir as suas casas, alguns deles cultivando as lindas terras que têm em redor.
Só eles mesmos é que não esqueceram tal recanto de Nespereira, pois até no processo de toponímia, o referido local ficou sem a atribuição de qualquer designação. Aliás, quando, posteriormente, foi abordada a empresa que teve a seu cargo tal processo, os seus responsáveis disseram apenas e só "que não se tinham apercebido de que para lá do Vale do Cão, existissem quaisquer habitações...."

Foi entretanto feita justiça. Isto porque no decorrer do primeiro mandato deste Executivo, aquando de algumas alterações na nossa toponímia, foi deliberado que seria dado o nome de "Joaquim do Amaral Semblano" ao largo que antecede aquele lugar, recordando esta personalidade, nascida no lugar do Vale do Cão, e que é até à data o único presidente da Câmara de Cinfães natural de Nespereira.

É precisamente deste Largo que deriva a Rua do Crasto, uma artéria que serve também os montados do Carqueijal, que estão sob a administração desta Junta e que têm sido uma fonte de receitas para esta Autarquia.

Era, até por esse motivo, imperioso que se fizesse justiça, que se desse a melhor atenção a este sítio, dotando-o de melhores acessos e é isso que a Junta de Freguesia de Nespereira está a fazer!

Adicionar comentário