Encontro de Cantares de Janeiras e Reis no Museu Etnográfico

2014-01-15
Encontro de Cantares de Janeiras e Reis no Museu Etnográfico
Constituiu uma noite deveras festiva o Cantar das Janeiras que o Rancho Folclórico de Nespereira levou a cabo no passado sábado dia 11 de Janeiro.

Para o sucesso que muitos puderam testemunhar - o grande salão contínuo ao Museu mostrava muita e interessada assistência - vieram até nós três conceituados grupos: Grupo Folclórico "Os Camponeses de Nabais" (Póvoa de Varzim), Rancho do Centro Social e Cultural de Orgens (Viseu) e o Grupo de Cordas de Paivô (Castro Daire).
Os dois primeiros congéneres ao anfitrião e o terceiro que porfia na recolha de vestes e cantares de tempos remotos. Daí que seja natural que "O Nosso Rancho" vá retribuir tais visitas, ainda este mês.

De realçar o que se passou na edição deste ano. Efectivamente, foi deveras bonito ver os quatro grupos darem na Feira, "um cheirinho" dos ricos reportórios que iriam mostrar nas instalações da Granja. Primeiro à porta de algumas casas comerciais e a seguir junto da capela, também ela toda iluminada, para avivar o que se terá passado nos primórdios de Cristo.

Está de parabéns a Idalete e seus pares, por mais esta demonstração de que aqui em Nespereira existe gente interessada em não deixar morrer tão lindas tradições; de parabéns está a dupla que tão bem recepcionou, no palco, os grupos forasteiros.

Acresce dizer que na hora das lindas prestações na Feira, o Enf.º Armando Mourisco, presidente do Município de Cinfães e Mário Leitão presidente da Autarquia local, estavam presentes, como que a dizer que gostam "disto" e disso deram prova mais tarde, já que não arredaram pé enquanto no palco não ficasse "folgo vivo".

Em jeito de fecho, apetece-nos repetir o velho dito "Para o ano, há mais". Quanto a este, valeu!

Adicionar comentário