Lavadouro do Ribeiral recuperado

2014-01-06
Lavadouro do Ribeiral recuperado
Por força da sua grande utilização e porque o tempo também não perdoa, mesmo as coisas mais emblemáticas, o Lavadouro do Ribeiral, no lugar de Pindelo, encontrava-se num mau estado de conservação e degradação.

Por essa razão e porque também é importante preservar o património da freguesia, a Junta de Freguesia de Nespereira resolveu incluir no seu Plano de Actividades a renovação deste equipamento, que ainda hoje tem grande utilidade para a população.
Apesar de ser uma obra já prevista desde 2012, em boa hora ainda não tinha sido concretizada, pois uma derrocada de terras, devido ao rigoroso Inverno de 2013, destruiu completamente o que restava do Lavadouro.

E porque estava, como atrás referimos, prevista a sua recuperação, foi isso que a Junta de Freguesia fez recentemente, sendo que agora, Pindelo e a própria freguesia de Nespereira, vêm recuperada uma mais-valia que desde tempos remotos representava, como agora representa, mais do que um símbolo, um testemunho de andanças que deram brado e por isso merecem ser imorredouras.

Recorde-se que o lavadouro se localiza mesmo ao lado da Fonte de Ribeiral, talvez uma das nascentes com maior caudal do Concelho de Cinfães.
Nascente - fonte junto ao lavadouroLavadouro do RibeiralLavadouro do RibeiralLavadouro do Ribeiral - após a derrocadaLavadouro do Ribeiral - antes

Adicionar comentário