Feira Rural à Moda Antiga atraiu multidões à Praça do Mercado

2013-05-15
Feira Rural à Moda Antiga atraiu multidões à Praça do Mercado
No prosseguimento da programação do Maio Cultural, teve lugar no passado dia 11, a partir das 14 horas, a abertura da Feira Rural à Moda Antiga, uma organização que o Rancho Folclórico da nossa terra chama à sua responsabilidade. Foi bonito de ver o vai-vem das pessoas, a caminho ou vindas da grande "barraca", dentro da qual os seus dinâmicos colaboradores iam servindo, desde pataniscas, aos mílharos, cabra e bacalhau assados, até papas de comer e... mandar repetir.
Tudo isto, sempre com os olhos fitados na pipa da qual a cada pedido, jorrava um tintol que serviu para afugentar o frio duma noite que passou, sem se dar por ela!

Na verdade, primeiro os jovens do Téle Rural, os do costume, que ali mesmo deram conta do que se ia passando, quer em Nespereira, quer...em Pindelo, onde residem...

Depois deles, foi a vez do conjunto "Klavysom" subir ao tablado, razão mais que bastante para reter na Praça do Mercado quantos quiseram dar brilho à festa, dar importância ao esforça das gentes do Rancho e da Junta de Freguesia.

No dia 12 (Domingo), a reabertura da referida feira aconteceu cerca das 10 horas. O espaço da Praça do Mercado e zonas cincundantes mostrava uma moldura humana própria dos grandes eventos, tendo lugar um almoço destinado a alguns convidados, porque Amigos de Nespereira.

Faltaram alguns, mas mesmo assim, compareceram entre outros, o Presidente da Câmara Municipal de CInfães, Prof. Pereira Pinto, o Presidente da Assembleia Municipal, Mário Luís, os Vereadores, Enfª Fátima Sousa e Dr. Serafim Rodrigues, o pároco local, José Augusto, Enfª. Adelina Sacur e outros amigos aqui radicados. Do mesmo modo, todas as Associações que temos em Nespereira fizeram-se representar, dando ao evento o cunho da unanimidade que torna o Maio Cultural um evento sem paralelo.

À tarde, teve lugar a actuação de três ranchos folclóricos - S. Martinho (Fornelos), Cantas e Cramóis (Pias) e o anfitrião Rancho Folclórico de Nespereira.

Todos deram por bem empregue o tempo que dedicaram ao Maio Cultural e num intervalo, antes do rancho local iniciar a sua actuação, o presidente Mário Leitão fez a entrega dumas simbólicas mas bonitas placas aos diferentes grupos, também ao presidente do município Pereira Pinto que, como disse o presidente da nossa Autarquia, tem ajudado na medida do possível as nossas Associações, também a Junta de Freguesia.

No próximo sábado, dia 18, porque coincide com a vizinha festa do Senhor dos Enfermos, só à noite (21 horas) haverá no Auditório Paroquial a mostra dos "Melhores momentos de um olhar do teu lugar", uma organização da Associação de Solidariedade Social de Nespereira.

Apareça. Vai valer a pena!

Tele RuralKlavysomKlavisomPúblico presenteA barraca de comidas tradicionaisA barraca de comidas tradicionais

Adicionar comentário