Maio Cultural prossegue com desportos radicais e muita música

2013-05-09
Maio Cultural prossegue com desportos radicais e muita música
O segundo fim-de-semana do Maio Cultural 2013 fica marcada por um programa bastante preeenchido e variado. Assim, no sábado dia 4, logo a partir da manhã, teve lugar o Rafting Solidário, nás águas do Rio Paiva. À tarde, em Santa Marinha decorreu um Workshop e à noite o programa prosseguiu com animação musical na Praça do Mercado. No domingo, dia 5, Dia da Mãe, decorreu a tradicional missa em honra desta e à tarde uma multidão de pessoas "invadiu" a Gruta para assistir ao Encontro de Bandas.
RAFTING SOLIDÁRIO

Teve lugar na manhã do passado dia 4, uma prova de rafting, organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. Quem sabe se em jeito de exemplo, o próprio presidente da Direcção, Rui Semblano, bem como o comandante, Paulo Soares, juntaram-se à meia centena de participantes, entre os quais, os dois candidatos à cadeira presidencial da Câmara cinfanense. Um espectáculo deveras fascinante, numa descida feita amiudadas vezes por uns quantos valentes radicados em Nespereira.

Tudo correu de feição, a ponto de no final ter lugar um retemperador convívio no largo fronteiro ao quartel, sendo que no espeto rodava um exemplar…destinado às saborosas bifanas que os participantes tinham feito por merecer nas reviravoltas do Paiva, ponte de Melo abaixo.

Porque foi bonito e programa do “Maio Cultural” ficou mais enriquecido,
Parabéns aos Bombeiros e parabéns a todos os participantes!

WORHSHOP "MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS"

Na tarde de sábado, na sede da Banda Marcial de Nespereira, em Santa Marinha, decorreu um workshop subordinado a esta temática, tanto do interesse dos músicos, como dos alunos da Escola de Música, pais, familiares e população em geral. Várias dezenas de participantes aprenderam como cuidar dos vários instrumentos musicais, escutando as técnicas e dicas do técnico Domingos Magalhães da casa Cardoso & Conceição (Sta. M. da Feira).

ANIMAÇÃO NOCTURA

À noite, já na Praça do Mercado na Feira, tiveram lugar as actuações de dois conjuntos, já de créditos firmados, um convidado e outro já veterano nestas andanças: “Ar de Rastilho” - Fanfare Band e "Os Finfas de Nespereira". E porque a noite estava de feição, muitos puderam assistir como a música em variantes bem diferentes acabam por resultar em pleno, satisfazendo as pretensões de quem espera um prograva variado.

Muitos foram os que se divertiram a dançar , outros entregues ao saborear dos petiscos que a dinâmica equipa da Banda servia ali a preços módicos, sendo que só bem tarde, uns e outros deixaram aquele emblemático local, onde no decorrer do Maio Cultural acontecerão outros espectáculos bem do agrado dos nespereirenses.

MISSA CAMPAL DO DIA DA MÃE

Dia da Mãe, logo um dia por excelência, houve como já vai sendo habitual, a única missa na freguesia, ficando por isso o adro da igreja com uma moldura humana digna de registo. Presente esteve um pároco amigo da Nespereira, uniram-se as vozes compondo um magnífico coro e no final, foi a vez da distribuição de rosas destinadas a todas as mães, uma iniciativaque a Junta de Nespereira tem feito questão de manter, com todo o agrado.

ENCONTRO DE BANDAS

À tarde e no renovado palco junto à Gruta, tiveram lugar as actuações de três bandas musicais, as convidadas Banda Filarmónica Severense e Banda de Música de Moreira da Maia e a nossa, Banda Marcial de Nespereira, este ano a comemorar os cento e cinquenta anos de ininterrupta existência!

A tarde começou com um pequeno arruado pelos três bandas, que percorreram a estrada de Santa Marinha em direcção à Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, como que a convidar a multidão de nespereirenses, e não só, que passaram uma tarde em beleza, ao som de boa música. Os concertos começaram pelas bandas convidadas, que foram arrancando aplausos ao numeroso público. De referir que quer uma, quer outra, traziam nas suas fileiras (e também como directores) elementos nespereirenses ou oriundos da nossa terra. Seguiu-se a Banda de Nespereira com as novas obras do seu repertório e a habitual troca de lembranças, tendo a Junta de Freguesia oferecido uma recordação desta dia de Masio Cultural.

A amigável confraternização, foi selada com uma marcha tocada pelas três bandas em simultâneo e logo a seguir, no Salão Paroquial, todos puderam confraternizar, “ao toque” dum lanche melhorado, servido à maneira por gente cá da terra.

E para a semana…há mais!

Rafting SolidárioRafting SolidárioWorhshop «Manutenção e Limpeza de Instrumentos Musicais»Worhshop «Manutenção e Limpeza de Instrumentos Musicais»Worhshop «Manutenção e Limpeza de Instrumentos Musicais»Ar de Rastilho - Fanfare BandAr de Rastilho - Fanfare BandAr de Rastilho - Fanfare BandOs Finfas de NespereiraO público compareceuO público compareceuEncontro de Bandas - Banda SeverenseEncontro de Bandas - Banda SeverenseEncontro de Bandas - PúblicoEncontro de Bandas - PúblicoEncontro de Bandas - Banda de Moreira da MaiaEncontro de Bandas - Banda de Moreira da MaiaEncontro de Bandas - Banda de Moreira da MaiaEncontro de Bandas - Banda de NespereiraEncontro de Bandas - Banda de NespereiraEncontro de Bandas - Entrega de lembrançasEncontro de Bandas - Marcha 1853 pelas três bandas
maria carminia da Silava Paiva Rosa
2013-05-14 | 17:51
A Bada Marcial, festeja 160 anos!!!!!!!!!

Adicionar comentário