Começaram as obras do Parque de Nossa Senhora de Lurdes

2013-02-09
Começaram as obras do Parque de Nossa Senhora de Lurdes
Sonho de muitos durante muitos anos, está em vias de ser concretizada esta maravilhosa realidade: PARQUE NOSSA SENHORA DE LURDES!

Quem passar na estrada variante de Santa Marinha, que atravessa os terrenos da Lavra, já poderá observar o andamento das obras desta nova infraestrutura, um investimento da Junta de Freguesia de Nespereira no valor total de 124.806,75€, com comparticipação no âmbito do PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural.
Já é certo que no decorrer da época de veraneio que se aproxima, os nespereirenses e quantos demandam a nossa freguesia, poderão desfrutar dum local aprazível, ladeado pelo lindo ribeiro Germinade (vulgo, Ribeiro de Santa Marinha), que empresta o sossego que foge a bom fugir dos grandes centros e diz quanto é bucólica é a paisagem que durante décadas a fio se foi deteriorando porque ineficaz ou nula foi a sua manutensão.

A partir de agora e por exemplo, sai do anonimato a velhinha ponte que liga aos Vales e às Portas Vermelhas e do mesmo modo vai dentro em breve poder ser melhor observado o Germinade, na sua passagem pela antiga azenha (lagar de azeite), conhecida por Azenha do Paço e, logo a seguir, o espraiar das águas a caminho do açude que antecede o bem conhecido engenho do linho, junto à bem conhecida ponte de Pereira.

Muitos foram (e são!...) os condicionalismos a transpor, mas a persistência do actual executivo da Junta de Freguesia - entre Nespereira e Arouca, ou Viseu, ou Cinfães, até Braga, foram mais que muitas as deslocações necessárias!... - parece agora colher os seus frutos, para bem de todos os nossos contemporâneos, para bem do nome e prestígio de Nespereira.

Adicionar comentário

Maio Cultural