Encontro de Cantares de Janeiras e Reis promove as nossas tradições

2013-01-15
Encontro de Cantares de Janeiras e Reis promove as nossas tradições

Pela primeira vez o encontro de cantares de janeiras e reis, o décimo terceiro, reuniu apenas grupos do concelho, promovendo de forma impar a nossa tradição e o cancioneiro de Cinfães.

Uma tradição cantada pelos vales e serras do concelho, os cantares de janeiras e reis estiveram em excelente plano no multiusos da Quinta da Granja- Museu Etnográfico, onde os grupos do concelho: Grupo Folclórico de Nespereira, Grupo Etnográfico da Gralheira, Rancho Folclórico de Vilar de Arca e Grupo Folclorico de Cantas e Cramóis das Pias tiveram a oportunidade de realizar as suas apresentações e encantar o público presente em bom número.


Um encontro marcado pelo facto de todos os grupos serem do concelho e terem nos seus reportórios cantares identicos, mas cada um deles com uma singularidade propria da sua freguesia...”cada roca o seu fuso, cada terra o seu uso”.

No final das atuações, todos os grupos presentes subiram ao palco para um cântico final, tranformando-se num momento espontãneo único, que acabou por ser repetido, terminando o encontro ao som da música das tocatas dos vários grupos e com um pézinho da contradança.

Foi um excelente serão, tendo os presentes ainda a oportunidade de visitar as recém inauguradas instalações do museu etnográfico. Fica ainda a certeza de que os saberes e os sabores das nossas gentes não ficam esquecidos e servem de inspiração para os momentos atuais.

Adicionar comentário