Maio Cultural com actividades e algumas surpresas

2012-05-31
Maio Cultural com actividades e algumas surpresas
No passado fim-de-semana o programa do Maio Cultural previa duas actividades distintas, organizadas por outras duas associações locais. Assim, no sábado dia 26 de Maio, estava prevista a caminhada "Descobrir o Ardena", com organização da Associação Ardena, com a concentração dos "caminhantes" marcada para as 09:30 horas, na Ponte da Balsa. Mais tarde, a partir das 15:00 horas, no Campo de Tiro, seria a vez da Associação de Caça e Pesca de Nespereira levar a efeito um Concurso de Tiro ao Prato.

Além destas actividades, o fim-de-semana ficou marcado pela passagem em Nespereira de um passeio de motos antigas, oriundo do concelho vizinho de Arouca, e também o jantar de despedida de uma nespereirense -  Catarina Galhardo, que está de viagem para o Brasil.

Caminhada "Descobrir o Ardena"

Agendada para o passado dia 26, estava a caminhada "Descobrir o Ardena". Todavia, a mesma não se efectuou, já que as condições climatéricas afugentaram muitos dos eventuais participantes. Mesmo assim, alguns deles, de antemão preparados para o que desse e viesse, calçaram as galochinhas e rumaram às cercanias dos para muitos de nós lendários poços da Retorta, da Fontela e do Tirano.

Uma dor de alma lembrar o que foi, deparar com o que agora está ali, à frente dos olhos, que a mente arregala em cada reviravolta do nosso Ardena. Mesmo assim,não deixaram de desfrutar dum cenário que muitas terras, vilas e cidades do interior, não desdenhariam de ter no cartão de visita que apreentam em tempo de veraneio.

Já refeitos do natural sobe e desce, os "bravos" foram de alongada até ao mítico "Moínho da Ti Cassilda", não passando dali porque a ponte ainda existente está longe de oferecer a garantia de que "há ir e ir, há ir e voltar". Foi assim que arrepiaram caminho, passando pelo decantado "Poço do Barros", cujos lameiros há muito deram lugar a leiras ressequidas, lambonas a valer duns reles eucaliptos que num futuro breve darão cabo do "postal" que até há bem pouco engrandecia Nespereira e fazia as delícias de quem ama a Natureza.

Porque, de facto, ficou adiada a anunciada "romaria" às margens do nosso Ardena, falta agendar uma outra data, na expectativa de se poder assistir a uma festa-convívio, longe de igrejas e capelas, mas com os participantes refustelados à sombra dos salgueiros que abundam no Ardena nespereirense, se calhar dando cabo duma boa merenda, já que tais sítios espevitam o apetite e o convívio tem valor redobrado.
Pelo sim, pelo não, estejam atentos que qualquer dia...é dia!


Concurso de Tiro ao Prato

A cargo da Associação de Caça e Pesca de Nespereira, teve lugar na tarde do dia 26, um animado concurso de tiro aos pratos. O evento em questão que constava do programa do MAIO CULTURAL decorreu no campo de tiro que a Associação tem em local deveras privilegiado - de lá a vista alcança muitos pontos num cenário bonito a valer - razão porque até lá acorreram muitos de quantos gostam do desporto em questão.

Está de parabéns a Direcção de tal colectividade, face ao exito obtido, muito mais de enaltecer, se se atender ao facto de que nesse mesmo dia parava em Nespereira uma inédita corrida de motos e a pouca distância decorria um romaria anual que por norma congrega a tenção de muitos dos nossos conterrâneos.
Parabéns!

Passeio de Motos Antigas

Anunciada em separado - não fazia parte do programa do MAIO CULTURAL - demandou Nespereira uma Corrida de Motos Antigas, provinda da vizinha vila de Arouca. Foi deveras diferente a imagem que nos é dada a partir da Praça do Mercado. Modelos que fizeram as delícias de quantos no tempo do minério, apareciam aos namoricos montados numa Cucciolo ou na Lutz, sem "mudanças", bastando por isso acelerar para atingir os 40 à hora! Na altura dizia-se: ou é tolo ou anda a ensaiar!...

Foi diferente, efectivamente. Um dos anfitriões foi o carismático Reinaldo, da padaria Por do Sol, que fez questão de presentear os participantes com a velha e famosa guloseima da nossa gastronomia, os bolos de manteiga e o próprio presidente da Junta, não deixou de obsequiar os homens da organização, entregando uma placa que fica a mercar a vinda de tal caravana à freguesia de Nespereira.

Festa de Despedida

Decorreu na Granja, nas instalações do Rancho Folclórico, uma festa que servia para testemunhar à D. Catarina Galhardo, todo o apreço das gentes de Nespereira, face à postura que sempre teve no âmbito da sua contribuição, enquanto membro da Assembleia de Freguesia, também como assídua colaboradora da direcção daquela Associação.

De trato simples mas afável, a D. Catarina depressa grangeou a amizade dos nespereirenses, por certo unânimes no desejo de que regresse tão breve quanto for possível.

Na oportunidade, o presidente da Junta, Mário Leitão, fez questão de dizer que Nespereira e sua gente estão gratas pelo que fez, augurando para ela e seus familiares directos, uma vivência feliz, como merecem, sem descurar a possibilidade de voltarem ao nosso convívio.

Jantar de despedida da D. Catarina GalhardoPasseio de motos antigasPasseio de motos antigasPasseio de motos antigas

Adicionar comentário

Maio Cultural