Excelente espectáculo na abertura dos «Domingos Musicais»

2012-03-08
Excelente espectáculo na abertura dos «Domingos Musicais»
No passado domingo, dia 4 de Março, no Salão Paroquial em Santa Marinha, teve lugar o primeiro de três concertos integrados no Ciclo de Concertos «Domingos Musicais», que a Banda Marcial de Nespereira organiza novamente depois do sucesso do ano anterior, com o apoio da Junta de Freguesia.

O Presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, assim como a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, a nespereirense Enf. Fátima Sousa, representantes das associações nespereirenses e público em geral tiveram a oportunidade de assitir a um excelente espectáculo da responsabilidade do Quarteto de Cordas de Santo Tirso e do grupo de metais "Hot5Brass".
Antes do inicio do espetáculo propriamente dito, usou da palavra o Presidente da Direcção da Banda, Alberto Leitão, que agradeceu a presença de todos, apresentou a iniciativa que a Banda promove à semelhança do ano passado, reforçando o papel que a Banda tem na comunidade, quer na ocupação dos tempos livres quer no ensino da música a crianças e jovens, contribuindo para o seu futuro. Realçou que a Banda organiza este tipo de iniciativas apelando à participação da população, pois este tipo de espectáculos culturais são raros na região e devem ser aproveitados.

Em seguida teve lugar a primeira actuação da tarde, com o Quarteto de Cordas de Santo Tirso, constituído por jovens músicos, executantes de violino (dois), viola de arco e violoncelo, que apresentaram um reportório clássico, desde Mozart e Borodin, tendo ainda executado alguns números tradicionais. Esta formação, por ser rara na região, suscitou a curiosidade da plateia.

Após um curto intervalo, subiram ao palco os músicos do grupo de metais "Hot5Brass", constituído por três trompetes, uma trompa, dois trombones e uma tuba. Este grupo entusiasmou a assistência com o poder dos sons saídos dos instrumentos. Optaram por um concerto em dois momentos, o primeiro dedicado a reportório mais clássico e um segundo momento em que apresentaram música ligeira, mais mexida e mais do agrado do público.

Após a realização do sorteio entre a plateia de um apetitoso presunto, subiu ao palco o Presidente da Junta de Freguesia, que em primeiro lugar enalteceu a Direcção da Banda pela organização da iniciativa, que vem reforçar o oferta cultural da freguesia. Em seguida enalteceu a presença em palco de um músico nespereirense, Micael Pereira, trompetista e membro dos "Hot5Brass", sendo um orgulho para a terra continuar a formar talentos na área musical. Contou depois algumas divertidas histórias relacionadas com a Banda, levando a assistência a gargalhadas, em momentos de boa disposição.

A Enf. Fátima Sousa, Vice-Presidente da edilidade cinfanense, agradeceu o convite feito à Câmara Municipal de Cinfães, na pessoa do presidente Prof. Pereira Pinto. Destacou o papel da Banda na formação dos jovens, na criação de hábitos bons e saudáveis, e o impulso positivo na formação da personalidade dos futuros adultos. Apontou como caso que conhece de perto a sua filha, que integra a Banda Marcial de Nespereira. Referiu também que o facto de pertencer à Banda, ao rancho ou a outra asociação reforça o sentimento de pertença a um grupo e que isso é muito importante para enfrentarmos os tempos dificeis que vivemos. Lamentou que a sala não estivesse lotada, como a iniciativa merecia, mas assinalou que quem esteve saiu satisfeito e com a certeza que passou uma excelente tarde de domingo.

Os "Domingos Musicais" prosseguem já nos próximos domingos dia 18 de Março, com a participação da classe de conjunto da Escola de Música da Banda e um recital de flauta com o nespereirense Daniel Botelho e piano com Pedro Cunha. A encerrar, no domingo dia 1 de Abril segue-se a classe de tubas da Escola e o Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva.

Adicionar comentário